Pages

terça-feira, 10 de abril de 2012

Ubuntu dentro de seu Android. É possível?

 Alguns dos problemas mais constantes ou pelo menos que são mais requeridos por usuários de smartfones que utilizam alguma versão Linux é a integração deste com o seu aparelho.

É verdade que existem vários programas similares que permite acesso porém, de forma bem limitada. Aos usuários Windows (que não é o meu caso rs) há o iTunes para quem usa o gadgat da Apple e até uma certa integração do OS de Bil Gates com o Android. Mas a nós usuários Linux isso é algo ainda distante e por vezes inacessível. O Ubuntu para Android é basicamente um operacional dentro do smartfone.

Pensando nisso, Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu, confirmou dia 22/02 em seu blog que vai lançar o Ubuntu for Android, uma versão do sistema operacional que permite conectar seu smartphone a um dock especial com saída USB e HDMI, além de um monitor. Assim, será possível utilizar o seu dispositivo Android como se fosse um desktop. Difícil entender? Então, assista ao vídeo abaixo. 



O projeto é um dos mais interessantes envolvendo celulares inteligentes e a plataforma Android. A Canonical vai tirar proveito dos novos processadores multi-core que estão chegando no mundo móvel e, assim, transformar dispositivos Android em verdadeiros PCs capazes de navegar na internet, editar documentos, acessar e-mails, escutar músicas, assistir filmes e enviar SMS ou atender ligações como se estivéssemos usando um smartphone.

O Ubuntu for Android já virá com um pacote básico de programas (Thunderbird, Chrome, VLC Player, Google Docs e outros), mas você poderá instalar qualquer outro arquivo disponível para o sistema desde que haja espaço na memória no celular. Dessa forma, é como se você levasse seu computador para qualquer lugar, no seu bolso, e é justamente essa a proposta da Canonical ao desenvolver o programa. Isso se mostra interessante para empresas que podem se beneficiar desse conceito e cortar custos de equipamentos para funcionários, por exemplo.
Entre outras funções citadas no site do Ubuntu, você poderá também acessar ou editar o caléndário ou sua agenda de contatos, além de verificar seus perfis no Facebook, Twitter e outras redes sociais.

Para ser executado, o Ubuntu for Android vai exigir um smartphone com processador dual-core de 1GHz, 512MB de memória RAM, 2GB de armazenamento livre, saída HDMI e aceleração de vídeo. Na teoria, qualquer aparelho top de linha lançado em 2011 já se encaixa nesses requisitos.
A nova plataforma da Canonical ainda não está disponível para o público em geral. Mas vale lembrar que a empresa fará uma demonstração das novas ferramentas na Mobile World Congress 2012 (MWC), que começa na semana que vem, em Barcelona (Espanha).
Fonte: Olhardigital

Nenhum comentário: