Pages

terça-feira, 24 de abril de 2012

Smartphones podem ficar mais barato no Brasil

Quase todo mundo quer ter um smartphone, e estes aparelhos são sonho de consumo de muita gente. No entanto, o grande entrave para à aquisição destes são os preços. Os telefones inteligentes têm preços diferenciados dos aparelhos normais, sobretudo aqui no Brasil.

A venda de smartphones é um mercado mais do que emergente e abocanha uma fatia considerável do mercado tecnológico. O Brasil por sua vez, tentando melhorar sua posição dentre os mercados emergentes, e entrar de vez na era digital, esta bolando planos para reduzir o preço desses telefones e torná-lo ainda mais popular no país.

A principal intenção no entanto, é popularizar o acesso à internet banda larga. Pensando nisso o Ministério das Comunicações apresentou uma proposta de isenção dos impostos PIS e Cofins sobre smartphones produzidos no Brasil. Os tributos que incorrem atualmente são de 9,25% do valor dos aparelhos. Ou seja, teremos um aparelho bem mais acessível com essa redução e é bem verdade dizer que sua popualiração será quase que imediata.

Está em andamento e portato, precisando da aprovação do Ministério da Fazenda o documento que prevê a redução de impostos cobrados nos smartphone fabricados aqui no Brasil. Para tanto, dois dos impostos arrecadados pelo governo não fariam mais parte da obrigatoriedade por parte das fabricantes, seguindo apenas algumas regras/exigências, à saber:
  •  Os aparelhos precisam ter acesso à internet via 3G ou Wi-Fi
  • permitirem a utilização de redes sociais, e-mails e páginas em HTML
  • O valor de venda abaixo dos R$ 900
 Essa atitude do governo, vai acarretar a não arrecadação de cerca de R$ 1,9 bilhão em impostos até 2015. Porém, o Ministério da Comunicação está confiante na aprovação, pois, tal proposta vai incentivar a produção desses aparelhos aqui no Brasil, colocando-o talvez em um outro patamar.


 Fontes:
O Estado de S. Paulo / tecmundo/baixaki

Nenhum comentário: