Pages

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Brasil é a sexta economia do mundo




Em muitos e muitos jornais de circulação nacional estamparam em suas principais páginas essa "grandiosa" noticia... As diversas mídias publicam e divulgam esta noticia que corre por ela como água corre a canteiros.

A essencia da notícia é a seguinte: O Brasil, país latino que encontra-se em uma fase de desenvolvimento econômico, deixou de ser a sétima maior economia do mundo para tomar o lugar que antes pertencia ao Reino Unido, que como o nome diz é a união de quatro países de primeiro mundo e também desenvolvidos. Pois bem, o nosso Brasil é agora a sexta potencia econômica regente na Terra, a lista é liderada pelos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França.

O levantamento foi feito pelo Centro de Pesquisas para Economia e Negócios (CEBR) que segundo ele, o Brasil subiu à posição devido ao aumento do número de exportação para China, ou seja, acordos comerciais entre ambos os países. É seguro também dizer que países emergentes como a China, a Rússia, Índia estão bem mais propícios a crescer devido ao atual momento econômico em que eles vivem.

Isso é dependendo dos olhos que se ver, uma boa notícia, concordam? É de fato uma boa notícia para uma mínima classe social que rege a economia, os grandes empresários, as grandes empresas cediadas no Brasil e por vezes fora dele. Mas, e pra quem mais? O que de fato isso muda para a população? O Brasil deixou de ser um país de uma população absurdamente pobre, analfabeta (funcionais ou não), deixou de ser o PIB aumentou? Qual o benefício direto ou imediato para o povo? Não tem nada disso, muito pelo contrário, o país continua do mesmo jeito, com os mesmo problemas sociais, políticos, econômicos e como se não bastasse com problemas estruturais... As pessoas precisam deixar de tratar a população brasileira como desentendidos e "tapados".

Existe uma enorme diferença entre ser a sétima maior economia do mundo com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) que o do Reino Unido tem, para uma sexta posição com o IDH brasileiro... Nada mudou, o Brasil é o mesmo brasil que todos conhecem. Os índices de violencia, analfabetismo, etc. continuam os mesmo. Estava ouvindo em uma radio de noticias as comparações entre itens básicos como: Salário mínimo, Educação, Estrutura social... nossa é algo meio que revoltante ou vergonhoso, não sei dizer como me senti ouvindo aquilo.

A verdadeira mudança ao meu ver, só ocorrerá quando o Brasil passar a ter uma educação de boa qualidade, uma educação que fará com que as pessoas se enogem da corrupção, uma educação em que o patriotismo seja algo verdadeiro e presente em todos, uma educação que se sobreponha ao corrupto sistema no qual vivemos, uma educação que faça valer uma sexta posição no ranking das maiores economias do mundo. Enquanto isso não acontecer notícias como essa não me alegram em quase nada. Tento fazer minha parte para que isso aconteça, e espero ser apenas mais um dentre os muitos.

abraço!

Nessa página tem o ranking antigo com o Brasil ainda sendo o sétimo, mas vale a pena dar uma olhadinha, tem os trinta primeiros.
acessem: Ranking das trinta maiores economia do mundo

Nenhum comentário: