Pages

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

NASA descobre planeta que pode ser habitável


KEPLER-22B foi achado por sonda e está a 600 anos-luz de distância da Terra

Washington (EFE e AEAP) - O observatório espacial Kepler descobriu no sistema planetário Kepler-22, a 600 anos-luz do planeta Terra, o primeiro planeta situado na chamada "zona estável", em uma região onde se acredita que pode haver água líquida, anunciou a NASA, ontem, em entrevista coletiva. Os cientistas do Centro de Pesquisa Ames da NASA anunciaram ainda que Kepler identificou mil novos candidatos a planeta e ortibam na zona estável da estrela de seu sistema solar.

O planeta Kepler-22b é o menor encontrado pela sonda espacial a orbitar uma estrela similar à da Terra zona habitável", aquela onde as temperaturas permitem o desenvolvimento da vida. Apesar de não saber se o planeta - é rochoso, gasoso ou líquido, a subdiretora da equipe de cientista do Centro Ames, Natalie Batalha, afirmou que "estamos cada vez mais perto de encontrar um planeta parecido com a Terra".

O observatório já havia dado pistas de que existiria um planeta com características semelhantes ao nosso, no entanto, essa é a primeira vez que tal fato é registrado.

Lançada em Março de 2009, a missão do observatório espacial Kepler é recolher dados e provas de planetas que orbitam ao redor de estrelas, onde pode existir água líquida e, portanto, vida. O observatório detecta os planetas de acordo com a medição da queda no brilho de mais de 150 mil estrelas, observadas para analisar se há um movimento conhecido como trânsito. No entanto, a técnica não é suficiente para avaliar a existência. Apenas quando são registrados três trânsitos, o observatório inicia o processo para determinar se é ou não um possível planeta.

Fonte: Diario de Pernambuco, pag. 10

Nenhum comentário: