Pages

domingo, 30 de junho de 2013

BlackBerry apresenta perdas e afunda-se em bolsa


A BlackBerry, a multinacional canadiana fabricante dos telemóveis que têm vindo a perder relevância no mercado, apresentou nesta sexta-feira perdas que surpreenderam os analistas e teve uma forte queda em bolsa.

Os resultados para o trimestre entre Março e Maio são uma melhoria face ao mesmo período de 2012. A empresa teve receitas de 3071 milhões de dólares (mais 9,4% do que no ano passado) e prejuízos de 84 milhões, substancialmente abaixo das perdas de 518 milhões comunicadas há um ano. Um conjunto de analistas de mercado ouvidos pela Reuters esperava que a empresa fosse capaz de apresentar lucro.

A BlackBerry disse ter enviado para o retalho 6,8 milhões de telemóveis ao longo do trimestre em questão, 2,7 milhões dos quais foram os dois mais recentes modelos, equipados com o sistema operativo BlackBerry 10, que teve críticas muito positivas por parte dos analistas do sector e da imprensa especializada, mas que não tem sido bem sucedido na atração de consumidores. Segundo dados da IDC, no primeiro trimestre deste ano, o Windows Phone, da Microsoft, ultrapassou os BlackBerry, cuja quota de mercado global encolheu de 6,4% para 2,9%. A plataforma da Microsoft atingiu 3,2%, muito distante dos líderes Android e iOS.

"A BlackBerry sofre da síndrome da Nokia: rápido declínio das vendas na plataforma antiga e uma adopção muito mais lenta da nova", escreveu no Twitter o analista da IDC Francisco Jerónimo.

Na apresentação de resultados, o director executivo, Thorsten Heins, avisou que a empresa deverá apresentar prejuízos também no próximo trimestre e que "a transição demora tempo".

Na sequência da apresentação de resultados, a cotação das acções da BlackBerry tiveram uma descida abrupta no nova-iorquino Nasdaq. À hora de redacção deste artigo, caíam 25,14%, para 10,84 dólares.

Fonte: publico

Nenhum comentário: