Pages

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Novo Super Smartphone da Sony, o Xperia ZQ vem com tudo!

O Xperia ZQ tem especificações robustas, que o posicionam no páreo para competir pelo posto de melhor aparelho do mercado. Entre os destaques, estão qualidade da tela Full HD de 5 polegadas, o processador quad-core de 1,5 GHz, o desempenho da câmera de 13 megapixels e a bateria do smartphone, uma das melhores do segmento.

O acabamento do Xperia ZQ é impecável, com bordas arredondadas e laterais espelhadas. A parte traseira traz um plástico mais grosso, dando uma sensação emborrachada e deixando o modelo com um melhor "grip".
O ZQ certamente é um dos aparelhos mais finos com tela grande que já passou pela redação do TechTudo. Apesar do display de 5 polegadas, ele consegue ser bem enxuto com pequenas bordas e pesando apenas 151 g. A companhia afirma que é o aparelho mais compacto do mercado, já que a tela ocupa 75% da parte frontal do smartphone.

Todos os botões físicos do aparelho se encontram no lado direito, deixando tudo mais organizado. No lado esquerdo só há a entrada microUSB e a entrada para fone de ouvido fica na parte superior.

Aparentemente, a empresa viu que o estilo dos botões físicos dos modelos Xperia S e Xperia P não foram bem aceitos e resolveu voltar com os botões virtuais dentro da tela gigante. Ao total são três: o botão da esquerda é usado para "voltar", o central leva para a "home" e o da direita mostra os apps abertos em segundo plano e traz ainda uma pequena lista dos "pequenos apps" que podem ser abertos por cima de outros aplicativos tradicionais.

Não custava nada para Sony também trazer para o ZQ a proteção contra poeira e água. Esse extra só está presente em outro modelo da companhia, o Xperia Z, lançado lá fora.

O uso do Xperia ZQ ao longo dia pode ser ainda mais produtivo se comparado com seus concorrentes. O processador quad-core de 1,5 GHz e a memória RAM de 2 GB entregam um desempenho acima da média para a produtividade ou entretenimento com jogos, fotos e vídeos.

O sistema não travou em nenhum momento de nossos testes. Todos os aplicativos testados rodaram bem, e podemos afirmar que o Sony Xperia ZQ apresentou um desempenho impecável. Outro ponto importante é o fato de o 4G do modelo já vir preparado para frequência brasileira de 2,5 GHz.

O Android 4.1.2 (Jelly Bean) traz a interface Timescape da Sony renovada, bem mais limpa e sem deixar o aparelho com jeitão de modificado. Pequenas alterações deixaram o sistema com visual clean e com muitos apps que são de fato usados no dia-a-dia. Com a configuração de hardware, dá para se afirmar que o aparelho receberá atualizações para versões mais recentes do Android. A Sony tem, inclusive, trazido os updates de forma rápida aos modelos lançados recentemente no Brasil.

Outros recursos do sistema valem destaque. É possível, por exemplo, acionar algumas ferramentas em um sistema de multijanela, algo parecido com que acontece com os aparelhos da concorrente Samsung. Entre elas estão as ferramentas de anotações, calculadora, gravador de voz e cronômetro, que podem ser abertas por cima de apps comuns.
O Android modificado pela Sony ainda traz mais novidades. Uma delas é chamado de "Update Center", que centraliza todas as atualizações para serem feitas no aparelho. O app exibe uma central com updade de tudo: apps e sistema. E, na hora de remover os aplicativos instalados, a companhia também pensou nisso. O usuário consegue com um simples clique desinstalar os apps diretamente na página na qual o app se encontra.


O aparelho traz ainda um kit muito bom de apps já instalados de fábrica. Com ajuda do infravermelho, o ZQ traz a possibilidade de se transformar em uma espécie de controle remoto universal. Há ainda o modo direção veicular com o Sony Car; o navegador Wisepilot for Xperia; o "Smart Connect", que sincroniza e conecta outros dispositivos dentro ou fora de casa; o Rádio FM; o Office Suite; o Xperia Link; o Evernote; o Sociallife, entre outros.

Tela
A tela de 5 polegadas Full HD (1080p) traz um densidade impressionante de 443 ppi e uma camada, que é uma fina película que protege a supertela contra arranhões. Uma desvantagem é a ausência da terceira geração do Gorilla Glass, que muito provavelmente estará presente nos próximos lançamentos dos tops de linha concorrentes.


A supertela do ZQ traz duas tecnologias proprietárias da Sony. A primeira é a Reality Display, que garante à tela mais fidelidade às cores originais. A outra é e a tecnologia Mobile Bravia Engine 2, que oferece maior nitidez, proporcionando uma experiência de visualização mais clara e com mais brilho.
 
Câmera
O sensor da câmera com 13 megapixels do Xperia ZQ é algo à parte, uma das melhores experiências para fotos e vídeos em um smartphone do mercado. Os pontos positivos estão tanto a interface da câmera, que traz muitas configurações e funções para uma melhor foto, quanto na galeria completa com edição de imagens.

A câmera frontal é um dos pontos fracos do aparelho. Isso porque ela fica na parte inferior do aparelho, atrapalhando o seu uso com o manuseio. Para videoconferências, é necessário tempo para adaptação, já que a localização do sensor é, no mínimo, incomum. O manuseio em modo horizontal melhora a experiência, mas não elimina o problema da mão na frente da lente. Mas, para compensar, ela traz 2 megapixels e a possibilidade de se filmar vídeos em Full HD (1080p).


Áudio e vídeo
A experiência de se ouvir música ou qualquer som pelo Xperia ZQ é algo bastante prazeroso, graças à tecnologia própria da companhia que ganha nome de xLoud, que filtra todo tipo de áudio no aparelho.



Na parte do som, a empresa ainda incorpora seus serviços com app próprio para player de músicas, o Walkman, o reconhecimento de música com o TrackID e a loja de entretenimento da Sony (Music Unlimited, ainda não disponível no Brasil).

O player de vídeo leu arquivos .mp4 em Full HD (1080p) sem problemas, que rodaram sem engasgos, mas o codec do aparelho não leu arquivos em .wmv ou .mkv.

Bateria
A bateria é uma das maiores já vistas em dispositivos tops com Android. Com 2.370 mAh, ela traz uma ótima autonomia longe das tomadas. O Xperia ZQ ainda conta com uma ferramenta própria chamada de Stamina para organizar o uso desta energia toda. O modo Stamina da bateria entrega uma interface bem interessante, que quando habilitada, exibe um tempo estimado de autonomia em horas ou dias.

O Xperia ZQ chega esta semana ao Brasil por R$ 2.049.

Fonte: Techtudo

Nenhum comentário: