Um funcionário da Foxconn, que não quis ser identificado, informou a um jornal chinês que a Apple
teria devolvido entre 5 e 8 milhões de iPhones com defeito à montadora.
De acordo com o relatório, a recusa, feita no dia 15 de março, foi
motivada por causa da “aparência precária ou problemas disfuncionais”
dos aparelhos.
Outro dado que condiz com a história é a declaração, da própria Foxconn, de que o iPhone 5
era "o aparelho mais difícil de montar". Se a história for verdadeira, a
empresa chinesa pode ter tido um prejuízo de US$ 1 a US$ 1,6 bilhão,
considerando que o custo médio de fabricação do iPhone é de US$ 200.
O jornal China Business, que noticiou o fato, não diz se o
modelo em questão é o iPhone 5 ou o 4S, ainda em produção. Se for o mais
recente da linha, a falta de 8 milhões de smartphones causaria um
buraco de uma a três semanas na cadeia de suprimentos da Apple.
O cálculo foi feito pelo site The Register, que se baseou na
informação de que a empresa vendeu 47,8 milhões de aparelhos no último
trimestre (um atenuante é o fato de que o período contemplou o Natal,
então é presumível que agora o produto demore mais para sair das
prateleiras).
Via China Business.
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