Pages

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Top 10: Os melhores games de 2012


2012 foi um ano de peso dentro do mundo dos vídeogames. Não só tivemos lançamentos de grandes franquias que há muito não recebiam novos capítulos, como a série Diablo da Activision Blizzard, como também o lançamento do primeiro vídeogame da próxima geração de consoles, o Wii U da Nintendo. Entre plataformas móveis, jogos gratuitos e projetos milionários, nós separamos 10 das melhores experiências deste ano.

Cabe lembrar que por uma diversidade de gêneros, plataformas e temáticas, nossa lista não é sequencial, ou seja, necessariamente o número 1 não é diretamente melhor que o segundo listado. A ideia é transmitir 10 títulos que, definitivamente, oferecem uma ótima recompensa por cada real investido na sua diversão. Até por isso que deixamos de lado algumas ótimas menções por serem tão conhecidas, como os títulos de futebol e alguns MMO RPG's. E o resultado da seleção você confere abaixo nos "Top 10 Games de 2012":

1 - The Walking Dead


The Walking Dead é a adaptação do já aclamado sucesso das histórias em quadrinhos para os vídeogames. Produzido pela Telltale Games, sua distribuição foi feita por download divididos em capítulos: a cada dois meses um novo episódio era liberado. Após o estrondoso sucesso, uma versão em disco com o primeiro arco da história será lançada no fim do ano e uma segunda temporada já foi confirmada.

Os jogadores controlam o personagem Lee Everett através da dura realidade de um mundo totalmente tomado pelos mortos-vivos. O grande destaque desse título foi a utilização do estilo "adventure game de apontar e clicar" muito famoso durante a década de 90 mas esquecido nos últimos anos. Seu foco principal é a história tensa e interativa que brinca com as emoções do jogador. The Walking Dead, the game, está disponível para Playstation 3, Xbox 360, Pc, Mac e dispositivos iOS como o iPad e iPhone.


2 - Journey



Esse foi também um ano de grandes destaques no mercado de jogos independentes que muitas vezes conquistaram inclusive o apoio de grandes empresas. Esse é o caso de Journey, uma incrível experiência visual exclusiva para o Playstation 3 que surpreendeu em quase todos os aspectos. É um jogo nada convencional, inclusive na sua duração que é bem curta, mas que conseguiu prender a atenção por sua direção de arte, trilha sonora e multiplayer inovador. Em Journey, você realiza uma verdadeira jornada em um infinito deserto e pode ser acompanhado por outros jogadores através da internet, sem nunca ter a opção de conversar com eles via texto ou voz: a comunicação deve ser feita através de suas ações e uma espécie de cântico dos personagens.

Sua distribuição é exclusiva da Playstation Network, a rede online do PS3.


3 - Borderlands 2


É indiscutível que o mercado está saturado dos chamados shooters, ou FPS's para os mais antigos. São os jogos de tiro em primeira pessoa. Eles hoje são o gênero com maior fatia de mercado. Tem jogo demais com poucas opções recompensadoras. Mas o destaque de 2012 nesse estilo foi mesmo Borderlands 2. Uma sequência do original de 2009 e desenvolvido pela Gearbox Software, Border, se é que podemos ter a intimidade de chamá-lo assim, mistura elementos de RPG, ação e uma grande dose de humor que está presente não só nos diálogos mas também nos personagens e até mesmo na sua direção de arte. Não é o que você esperaria de um "simulador" de guerra e é justamente por isso que diverte mais. Suas versões são encontradas no Playstation 3, Xbox 360 e PC.

 4 - Mass Effect 3



Em 2007 a Bioware lançava no mercado um dos projetos mais audaciosos dessa geração: o RPG de ação Mass Effect. Em 2012, o terceiro episódio, Mass Effect 3, causou muita polêmica por causa de seu final controverso mas, ainda assim, é uma incrível narrativa para o jogador. O clima é de ficção científica futurista com direito a muitos planetas diferentes, viagens e batalhas espaciais e um sistema de combate bastante baseado em tiroteios na visão de terceira pessoa e  habilidades especiais. Mass Effect é conhecido por permitir que o jogador molde a história à sua maneira, tomando decisões contínuas no seu destino, mas o que marca mesmo são os personagens que você irá conhecer e interagir.

Originalmente exclusivo para Xbox 360 no título de estreia, o sucesso dos capítulos seguintes garantiu o lançamento em mais plataformas e Mass Effect 3 pode ser conferido no Playstation 3, Xbox 360, PC e Wii U.


5 - Tekken Tag Tournament 2



É difícil pensar em vídeogames e não imaginar logo de cara a competição. Seja com os amigos, contra o computador ou em um campeonato internacional. Poucos estilos conseguem oferecer mais diversão competitiva do que os jogos de luta e neste ano os fãs do gênero receberam um ótimo presente: Tekken Tag Tournament 2. Tekken é a maior franquia de games de luta 3D do mundo e nesse segundo capítulo da série "Tag", conhecida pelo sistema de duplas ao invés do tradicional mano-a-mano, sua produtora Namco Bandai não mediu esforços, incluindo quase todos os personagens presentes nos 18 anos de história da marca.

Tag 2 é pacote completo, com modo Arcade, Versus, Training, partidas online e uma série de outros modos para manter o jogador ocupado por muitas horas.

Se você é dono de Playstation 3, Xbox 360 ou Wii U, saiba que existam versões para essas três plataformas.


6 - Forza Horizon


A série Forza é a resposta da Microsoft Studios aos ávidos fãs por jogos de corrida recheados de muitos veículos diferentes, um toque de simulação e realismo e uma quantidade incrível de conteúdo. Mas nem todo mundo é assim e, de vez em quando, a gente quer mesmo é dar uma acelerada por aí e curtir a vista. E pra não ficar de fora também desse público a resposta veio através de Forza Horizon, uma nova entrada na franquia e que dessa vez concentra-se mais em veículos de grande desejo, como o clássico Mustang, e missões menos voltadas para a seriedade e sim para a diversão descompromissada. A receita deu muito certo e pode ser o game que você precisava para voltar a curtir títulos de corrida.

Ele é exclusivo para Xbox 360.


7 - Rayman Jungle Run



Celulares e tablets tem sido a porta de entrada para aqueles que ou nunca conseguiram entender a diferença do Start para o Select ou que da última vez que seguraram um controle ele tinha apenas um manche e um botão. Por isso mesmo que um Top 10 dos dias de hoje não pode ignorar as plataformas mobile e, dentro dos nossos bolsos e mochilas, o jogo mais aberto e jogado de 2012 por aqui foi Rayman Jungle Run da Ubisoft. Ótima jogabilidade, gráficos de dar inveja e um grande conteúdo que continua aumentando com atualizações gratuitas são o seu segredo.

A jogabilidade é simples: daquelas de tocar na tela para fazer o personagem pular e chegar até o fim do estágio. Mas a maneira com que o título lida com os erros do jogador, muitas vezes recompensando-o com caminhos alternativos, é o verdadeiro gancho viciante. Ah, é claro que o sistema de conquistas, as fases secretas e o carisma de Rayman também ajudam.

Rayman Jungle Run pode ser encontrado nas lojas digitais dos dispositivos iOS e Android.


8 - Mark Of The Ninja

Existe uma grande parcela de antigos fãs dos vídeogames que ficam perdidos em um mundo cada vez mais cheio de grandes jogos em 3D com narrativas enormes, mundos maiores ainda e projetos que fariam os títulos mais avançados de 10 anos atrás parecerem brincadeira de criança. Se você se sente alienado por tudo isso e procura algo parecido com o que curtiu na era 16-Bits, o mercado independente está cheio de boas opções e Mark Of The Ninja da Klei Entertainment é uma das principais. Gráficos em 2D com lindas animações, jogabilidade de plataforma tradicional, muitas, muitas maneiras de assassinar seus inimigos com modos de jogo diferentes para serem liberados e um ótimo pacotes de conquistas que conseguem deixar as missões ainda mais envolventes marcam essa experiência moderna, mas com um toque de passado.

Sua distribuição é através da Xbox Live Arcade, rede digital do Xbox 360, e da Steam para os computadores.

 9 - Assassin's Creed III
 


Assassin's Creed III é o quinto jogo em uma franquia de grande sucesso que conquistou sua fama através de elegantes assassinos e locações de darem inveja a qualquer guia turístico como Roma, Veneza e Israel em importantes momentos períodos da humanidade. A nova versão leva os jogadores para a Revolução Americana, momento histórico de formação da nação ianque e também introduz um novo protagonista. Ao lado da missão principal, os jogadores irão encontrar horas e horas de conteúdo extra divididos entre batalhas navais, caçadas e exploração do território da colônia.

O título conta com textos, legendas e dublagem totalmente em português do Brasil e pode ser encontrado no Playstation 3, Xbox 360, PC e Wii U.


10 - Hidden Chronicle's


Também não podíamos deixar o Facebook de fora, por ser uma plataforma tão acessível e também por esconder alguns jogos relevantes dentro dos seus milhares de aplicativos. Mesmo oferecendo já algumas experiências mais próximas dos portáteis e até mesmo dos consoles, procuramos algum jogo que pudesse estar em sintonia com a maneira com que muitos de nós usamos essa rede social: precisando sair do computador a qualquer momento para atender um amigo ou necessidade do ambiente do trabalho. Ou vai dizer que você nunca dá aquela escapadinha virtual no expediente?

A escolha foi Hidden Chronicle's, título da Zynga onde você deve identificar objetos escondidos em uma bagunça generalizada e nomeá-los para conquistar pontos. O bom disso tudo é que é mais um totalmente disponível em português.

Ah, e esse, é claro, só está disponível no Facebook.
Fonte e texto:band





Nenhum comentário: