Pages

domingo, 30 de setembro de 2012

Concorrente do iPod? Conheça o Pono




RIO - Na última semana o músico Neil Youg mostrou o poder do Pono, seu novo player e serviço de música projetado para superar a inferioridade de áudio comprimido oferecida pelos arquivos MP3 e similares a veículos de mídia como a revista "Rolling Stones" e ao apresentador do "Late Show" David Letterman, da TV CBS.

Young, que sempre criticou o "som da música" na era digital, disse que o Pono será lançado em 2013. Sua linha de players e um serviço de download de músicas na nuvem vai oferecer canções com qualidade mais próxima à gravações de estúdio “fazendo justiça aos sons”.

O músico divulgou também nesta semana o seu livro "Waging Heavy Peace" em que afirma que Pono vai ajudar a unir as gravadoras "para salvar o som da música". O projeto já foi apresentado a três grandes gravadoras: Warner Music, Universal Music e Sony Music, disse ele.

- Isso tem que ser uma solução de toda a indústria. Não é sobre competir. É sobre sermos pró-ativos - disse Craig Kallman, presidente da Atlantic Records, com quem Young investiu no projeto em meados de 2011.

O título que fala sobre trabalhar pela paz tem fundamento em uma resposta que Young deu a um amigo ao ser questionado sobre se o música estava declarando uma guerra à Apple com seu novo serviço.

A companhia cofundada por Steve Jobs, e liderada hoje por Tim Cook, é popular com seus players iPods, e por sua loja de música iTunes que também atende a donos de iPhones e iPods, líder em música digital.

Young disse que trocou e-mails e telefonemas com Steve Jobs sobre o Pono antes da morte do executivo em outubro do ano passado, aos 56 anos. A Apple não quis comentar se há uma relação colaborativa ou competitiva com o Pono. Os insatisfeitos com o formato AAC (visto como superior à versão mais básica do MP3 mas que ainda comprime o áudio original) que roda nos dispositivos da Apple argumentam que a qualidade que o Pono, de Young, promete entregar é muito superior ao que toca nos iPods.

Young reconhece que o Pono "irá forçar a iTunes a evoluir e a melhorar a qualidade a um ritmo bem mais rápido" que o planejado pela companhia de Cupertino. Músicos famosos já viram o projeto e gravaram suas primeiras impressões para uma potencial campanha.
- O MP3 é uma droga. É apenas uma sombra da música - disse Flea, baixista da banda Red Hot Chili Peppers, que apoia a iniciativa.

O protótipo amarelo que foi apresentado no programa de Letterman tem o formato de um prisma e tela de LCD. O setor aguarda que o Pono tenha uma alta capacidade de armazenamento já que os arquivos de áudio - que são mais fiéis ao som do estúdio de gravação - são maiores.


Texto e fonte: globo.com 

Nenhum comentário: